O Ciclista

O homem que pedala, que ped´alma
com o passado a tiracolo,
ao ar vivaz abre as narinas
tem o porvir na pedaleira.
Alexandre O´Neill

domingo, 15 de março de 2009

Passeio de preparação da Primavera

Saída pelas 8H30 para um cafezinho, e às 9H00 lá estávamos junto do habitual ponto de partida.
Houve quem aparecesse apenas para justificar a ausência, mas fomos 9 no total para iniciar mais um passeio com direito a um jovem estreante, e o amanhecer do dia prometia (e cumpriu) um grande dia de sol.
Passagem por Fernão Ferro, Fontainhas, Pinhal do General, Quinta do Peru, Quinta do Calhariz e chegada às Pedreiras. Tempo para um retemperar de energias e aproveitar uma vista magnífica sobre o mar, antes de iniciarmos a vertiginosa descida...

Depois de no último passeio termos tido 3 furos no grupo, houve hoje mais um na montada do Miguel "Indurain".
Como o passeio ia já longo, optámos pelo regresso a casa maioritariamente por estrada, numa tentativa de chegar a horas para o almoço.
Para a história de um autêntico dia de verão em vésperas de início da primavera, foram percorridos um total de 57 Km a uma média horária de 17 Km/Hora tendo atingido uma velocidade máxima de 65 Km/Hora.

Pelas Vakinhas estiveram o Manuel o Construtor e o Alex Mãozinhas.
Face às temperaturas da época o grupo acordou em marcar a hora de saída a partir da próxima semana para as 8H30.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Passeio Doloroso

Uma vez mais às 8H30 não havia companhia, há Vakinhas que andam tresmalhadas...
Como o dia estava frio nada melhor para aquecer que um cafezinho no Plasma, de seguida fui procurar "apoio" nos amigos da Brigada Domingueira, e há hora marcada lá estava a equipa habitual (mais uns que outros).

A Saída foi em direcção à Apostiça, sempre em bom ritmo acabámos por nos dirigir à Lagoa de Albufeira, desta vez fomos até um inóspito parque de merendas que supostamente terá servido uma única vez para uma inauguração qualquer entre Portugueses e Ingleses. Depois de uns minutos a retemperar forças e abastecer o corpo com algumas vitaminas essenciais, lá seguimos para mais uns kms a pedalar.

Optámos por seguir até à arriba da Fonte da Telha por um trilho bastante exigente mas muito agradável.

Como a manhã já ia longa e havia alguns compromissos pessoais, optámos pelo regresso pela estrada, e foi aqui num pequeno deslizar em algumas pedras molhadas que acabei por experimentar o pouco suave alcatrão, tendo deixado lá alguns centímetros quadrados da derme para além do tecido das minhas calças. Caso para dizer... quedas do ofício.

Apesar de algo dorido (mais "assado" que dorido) lá seguimos de regresso a casa entrando uma vez mais pela Apostiça e até à Rua das Laranjeiras.

Para a história, para além da famosa queda, ficam os números: cerca de 45 km em perto de 3 horas, a uma velocidade média de 12,5 km/h tendo chegado momentaneamente aos 40 km/h.

domingo, 30 de novembro de 2008

Passeio Pinhal Novo / Palmela

O aviso já tinha saído, não havia mais Vakinhas para a saída matinal, restava-me ir ao encontro dos nossos habituais companheiros de passeios, A Brigada Domingueira, e às 9H00 lá estávamos... pelo menos os mais habituais. Há saída havia um enorme grupo de ... 5 Campeões.

Após um dia de uma verdadeira chuvada era de todo recomendado que a selecção do percurso fosse "cuidada", e como tal em pleno consenso optámos por um passeio de estrada.

De Fernão Ferro à Quinta do Conde foi num ápice, mas o ritmo não abrandou e seguimos até Pinhal Novo. O tempo convidava a uma boa pedalada, até porque existia a dúvida se iria chover, quando e com que intensidade. Sem paragens, rapidamente chegámos a Palmela e também algumas gotas, logo houve que acelerar a pedalada.

Passando novamente pela Quinta do Conde foi também muito rápida o regresso ao ponto de partida.

Para a história ficam os números: 3 horas - 63 Km - média de 21KM/hora.

domingo, 23 de novembro de 2008

Passeio azarado

As ausências estavam já anunciadas, ainda assim deixei até à última a decisão de fazer ou não um passeio. Sem despertador programado e com os habituais despertadores a dormirem um pouco mais o levantar apenas aconteceu às 8H55, depois de um minuto de reflexão e de ajudar uma peste a fazer as suas necessidades matinais, lá optei por rapidamente me vestir e dirigir-me ao ponto de encontro da Brigada Domingueira.

Poucos minutos depois das 9H00 já nos dirigíamos para a Apostiça, junto ao portão da entrada já outro nosso companheiro o Zé Indurain de passeio nos esperava. Meia dúzia (ou nem tanto) de quilómetros passados eis que nos cruzamos com os nossos amigos GI Jorge e o Ricky, optei por atrasar a minha pedalada para os ajudar a aproximar do grupo, mas apesar de várias tentativas as diferenças de ritmo acabaram por não chegar a permitir tal feito.

Seguimos alguns trilhos habituais até perto dos fuzileiros, neste trajecto já o Jorge tinha ido ao chão uma vez, para brincar com as pedras. Nesta zona optámos por um trilho que se revelou um total castigo, não só pela sua configuração (maioritariamente areia, muita areia) mas também por uma nova queda do Jorge algo complicada, que o deixou cheio de picadas e algumas esfoladelas.

Passado aproximadamente 1 km e sem a ideia de que mais nos esperava naquele trilho, optámos por voltar a trás e seguir outro caminho. Já alguns quilómetros passados novas semi-queda do Jorge e desta feita também fui envolvido.

Decididamente deveríamos regressar a casa o mais rápida e suavemente possível para evitar novas peripécias menos agradáveis. Ainda assim na passagem do portão da Apostiça, até uma farpa o Jorge espetou na mão...

Do passeio ficam os números, 3h30 de passeio para um total de 47 km. Das Vakinhas apenas o Alex Mãozinhas disse presente.

Espera-se o regresso das Vakinhas aos bons hábitos...

domingo, 16 de novembro de 2008

Passeio Pedreiras

8H30 e apenas duas Vakinhas se aprontavam para mais um passeio, Rei Artur e Mãozinhas, não há passeio sem café no Plasma, e por tanto lá fomos ao "castigo".

Às 9H00 já nos encontrávamos no habitual ponto de encontro com os nossos amigos da Brigada Domingueira, e hoje até havia alguns não habituais, mas que positivamente contribuíram para o dinamismo do grupo.

O primeiro destino foi a Quinta do Calhariz, não sem antes o Mãozinhas fazer um pequeno voo sobre a sua montada, e apesar de ter sido pela areia acabou foi por aterrar num arbusto repleto de picos, mas o passeio lá continuou.
A subida às pedreiras foi realizada em jeito de subida à Torre com prémio de montanha de 1.ª categoria, e foram vários a tentar a sua sorte.

Tempo para uma pausa retemperadora de energias, ou por barras ou por frutas ou ainda por outro tipo de doping, todos nos fomos abastecendo.

Após breve discussão sobre qual o percurso a seguir, lá se optou pela subida ao cume da pedreira, e valeu bem a decisão. Tivemos oportunidade de contemplar uma vista magnífica sobre o atlântico onde ainda houve uma oportunidade para uma foto de grupo bem composto.

A descida prometia, inclinação qb e muita areia solta, os travões eram meros adereços e a emoção reinava. Com maior ou menor cuidado todos acabámos por descer sem qualquer incidente.

Mais uns quilómetros a pedalar por um trilho algo acidentado, acabámos por chegar à estrada, situação que aproveitámos para descansar enquanto realizávamos umas descidas em boa velocidade.

Face ao adiantado da hora para o regresso a casa optámos pela estrada, direitos à Quinta do Conde e seguindo pela estação de Coina, a esta altura tínhamos perdido já dois elementos menos habituados a estas andanças e o respectivo anfitrião.

O passeio passou os 50 km maioritariamente em bom ritmo.

domingo, 9 de novembro de 2008

Passeio a Monsanto

Um grupo de amigos com quem já tínhamos penado num passeio pela Arrábida, Palmela, Moinhos e outros que tais, convidaram-nos para nos juntarmos a eles num passeio por Monsanto, e que para variar de ambiente nos pareceu bastante convidativo e acabámos por nos juntarmos a eles.

Como havia que atravessar a ponte e fazer uns quilómetros antes de iniciar o passeio propriamente dito, optámos por combinar nova hora para reunir as tropas, 8H00. Havia que montar os porta-bicicletas e ainda recalibrar os sentidos com um café no plasma, antes da viagem até à margem norte.

Á saída de Pinhal de Frades o nevoeiro é muito cerrado, havia alguma dúvida sobre que tempo iríamos encontrar, mas ao atravessarmos a ponte o nevoeiro quase que desapareceu por completo, e tudo apontava para um belo passeio, não obstante o frio que se fazia sentir.

Á hora marcada estávamos no local combinado, e em poucos minutos pouco a pouco todos os outros elementos se iam juntando.

Lamentavelmente o início não foi muito conseguido, optando por um guia que tinha chegado ao local vindo de bicicleta, não foi tido em conta que muitos de nós tinham vindo de carro e como tal não houve o devido aquecimento, tendo o passeio iniciado com duas fortes subidas, em que todos sem excepção acabaram por ou outro momento apearem-se para as concluírem. Com mais dois ou três trilhos de descida demasiado técnicos, acabámos por optar seguir o nosso próprio trilho e evitar consequências pouco recomendadas e ao mesmo tempo desfrutar do cenário que Monsanto oferece aos amantes da natureza.

Se bem o pensámos melhor o conseguimos, acabámos por nos lançarmos á descoberta o que se revelou bastante emocionante tendo permitido desfrutar de magníficos trilhos e paisagens.

Houve ainda tempo para uma fotografia nas antenas, para contentamento dos inúmeros pedidos de um nosso habitual companheiro de passeios.

Estiveram presentes as Vakinhas Mister, Rei e Mãozinhas, para um passeio de 40 km.

domingo, 2 de novembro de 2008

Passeio do Baptismo

O domingo prometia, havia um novo aspirante a vakinha...

Á saída para mais um passeio, ao nosso recente membro GI Jorge tinha-se juntado o Ricky para o seu primeiro passeio, havia animação, entusiasmo... e vontade para um café no plasma.

De início tínhamos em mente um passeio soft, talvez pela Apostiça, mas ao passarmos pelo local de encontro dos nossos amigos da Brigada Domingueira fomos convencidos a eles nos juntarmos, em grupo a animação é maior e constante.

Atravessámos Fernão Ferro direitos ao Pinhal do General, passámos junto à quinta do Peru e pela quinta do Calhariz em direcção às pedreiras. Depois de um trilho exigente optámos por subir um pouco a Arrábida acabando por fazer uma breve pausa no cruzamento do Portinho da Arrábida.

Como a manhã já ia longa decidimos inverter a marcha e iniciar o regresso a casa, com já vários quilómetros nas pernas foram existindo algumas divisões no grupo, muito por culpa do cansaço.

O passeio teve um comprimento aproximado de 50 km em bom ritmo, as Vakinhas que estiveram no passeio foram o Mister Paulo, o Rei Artur, o Alex Mãozinhas, o GI Jorge e o aspirante Ricky, para o qual ficam os nossos parabéns pelo bom desempenho mesmo sendo o seu primeiro passeio em cima de uma pasteleira...
Como a manhã já ía longa decidimos inverter a marcha e iniciar o regresso a casa, com já vários quilómetros nas pernas foram existindo algumas devisões no grupo, muito por culpa do cansaso.

O nosso aquecimento...

Mais algumas fotos dos nossos passeios...